Design de Interação
IEC PUC MG
2012 – 2013
Pós Graduação em aplicação de técnicas para o planejamento, criação e execução de projetos interativos sociais, ambientais e de produto.
Produção e Crítica Cultural
IEC PUC MG
2008 – 2009
Pós Graduação em conceitos fundamentais da cultura; História, mercado e perspectivas das artes no Brasil; e Crítica cultural.
Publicidade e Propaganda
PUC MG
2000 – 2004
Graduação para desenvolver projetos de comunicação de impacto social; institucionais de marca e mercadológicos.
Design Gráfico
UEMG
1999 – 2003
Graduação para desenvolver conhecimentos em criação, consolidação e comunicação da imagem na atualidade.
No mercado de tecnologia e comunicação, pelas demandas e oportunidades que vieram até mim, posso dizer que me especializei nas 3 seguintes grandes áreas:
Mais de 10 anos de parceria com a Rakuten, desenvolvendo cerca de 400 projetos na plataforma de e-commerce, para clientes de todo o Brasil.
Desde que fui convidado, em 2009, pela primeira vez para trabalhar com a Ikeda, que se tornou Rakuten, nunca mais saí da equipe de designers. Fui um dos principais responsáveis pela criação das interfaces dos novos projetos desde 2015. Com esse nível de conhecimento adquirido consigo oferecer soluções e resultados nítidos a uma gama de oportunidades de mercado, que constantemente aparecem, seja para um branding shop ou até mesmo campanhas sazonais on-line.
Marcas e identidades visuais com metodologia própria e índice acima de 90% em assertividade. Redesign, construção de nomes e adaptações às novas tecnologias, como os formatos responsivos. Gestão de marcas com ações de médio e longo prazo, na elaboração de identidades visuais fortes e coerentes para manuais de criação e peças publicitárias.
Com a documentação do Branding identificada replica-se a criação, mantendo os padrões visuais e a experiência. Até mesmo dentro de uma tarefa complexa como um site ou portal é possível determinar uma linha visual que pode ser adotada para qualquer outro tipo de comunicação. Estilos de botões, formulários, ícones e banners invertem muitas vezes as regras, tornando a metodologia menos engessada e mais prática, próxima da realidade daquilo que se quer transmitir.
Atuação em diferentes áreas para aprimorar o relacionamento do cliente com o serviço prestado, qualificados por utilidade, facilidade de uso e prazer.
As etapas de UX / UI, dentro de um projeto, são caracterizadas por um planejamento criterioso, com base em dados reais. Entrevistas com stakeholders, Benchmarking, heranças de conhecimento, testes, proposições e soluções para os desafios. Uma das minhas principais tarefas no dia a dia de trabalho é reunir informações de diferentes áreas, coordenar coerências e conduzir soluções pertinentes aos diferentes momentos dos meus clientes. O UX Designer é um tradutor e conciliador de todas as partes envolvidas em um projeto.
Fui Diretor de Criação Digital da Aliás Comunicação por 5 anos e da 18 Comunicação por outros 5. Essas e outras experiências profissionais me proporcionaram grandes amizades e parceiros de trabalho que trago até hoje, numa rede de relacionamento que aciono a cada novo projeto conquistado.
Marcos Loureiro é um Profissional com “P” maiúsculo, criativo, pro ativo, grande líder de equipe. Marcos ajudou (e ajuda) nossa organização há mais de uma década, entregando projetos que fazem a diferença na imagem e marketing digital de empresas que acreditam em um design com excelência aliado a a uma presença bem articulada na web.
Luiz Gonçalves – Diretor Aliás Comunicação
Conheço o Loureiro há 10 anos e de lá pra cá desenvolvemos muitos projetos juntos. Loureiro é daqueles profissionais que dominam o cliente e a equipe interna, quando necessário, e faz tudo fluir com muito profissionalismo e assertividade. Exigente que é, cobra de seu time profundidade nas entregas dos projetos digitais e acompanha todo o processo com proximidade e disponibilidade. Hoje a frente da Black12, continuo contando com o Loureiro em diversos projetos em consultoria.
Matheus Tameirão – Diretor da Black 12