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Sellf UX Product
Construção da plataforma de comercialização de imóveis sob venda direta e relacionamento com franqueados.
access_time 4 min de leitura

Cliente
Sellf

História
A Sellf é uma Startup e surge da ideia de ligar vendedores e compradores de imóveis diretamente, auxiliando, por meio de serviços de divulgação e procedimentos legais, na conclusão do negócio.

Meu Papel
UX Researcher, UX/UI Designer, Interaction Designer, Product Strategist.

Duração
Desde Setembro de 2019.

Ferramentas

Desafios definidos na pesquisa de funcionalidades

1. Mostrar a economia financeira para o anunciante, ao vender um imóvel pela sellf.

2. Integrar todas as funcionalidades pesquisadas durante o processo de planejamento.

3. Ajustar o protótipo, à medida que forem entregues as funcionalidades, sem deixar vazios na plataforma.

4. Instruir equipe de desenvolvimento sobre cada comportamento de função oferecida.

5. Ajustar as interações dentro de um modelo de negócio ainda em fase de amadurecimento.

Premissas para construção da Plataforma

Leve, agradável e inspiradora.
Ao comprador, a realização de um sonho.
Ao vendedor, a liberdade e alívio financeiro.

Branding expandido em enxoval para franqueados.

O Branding, na fase de pesquisa das funcionalidades da plataforma, estava sendo desenvolvido em paralelo, pela 18 Comunicação. O prazo para conclusão estava em acordo com o período de planejamento, mapa e wireframes das primeiras telas. Com 3 times distintos atuando simultaneamente a ideia aqui era ser o mais assertivo possível, com o mínimo de retrabalho: Agência + UX Time + Desenvolvimento.

Levantamentos

O Benchmarking do projeto foi amplo, buscava-se todo o tipo de funcionalidade capaz de agregar valor à plataforma. Concorrentes, outras Startups e sugestões dos Stakeholders, tudo foi avaliado criteriosamente.

Experiência e Usabilidade
AirBnB
Trivago
Viva Real
Zap
5º Andar
Lugar certo
Só 4 quartos
Moovit

Segurança e Confiança
Moobie
BlaBlaCar
Uber Juntos
Waze Car Pool
Banco Inter
Creditas

Compra
Americanas
OLX
ML
Webmotors
iCarros
Decolar

Os wireframes das telas principais, de acordo com o cronograma do projeto, deveriam ser aprovados em um pacote mínimo viável, para darem sequência no protótipo e já liberar o desenvolvimento dessas funcionalidades.

Foram realizadas revisões criteriosas sobre a presença de todas as funcionalidades assinaladas no planejamento. Fazia parte da estratégia aprovar o protótipo dessas primeiras telas e já iniciar o processo de desenvolvimento da plataforma, tudo em paralelo. O Branding Material veio logo em seguida, com a revisão de marca e sotaque estético.

Biblioteca base para início de peças de divulgação e protótipo da plataforma.
A APN (Apresentação de Negócios) rodou todo o Brasil e hoje está em mãos dos franqueados auxiliando o processo de venda de novas franquias. Convergência estética entre as mídias e discurso universal.

Protótipos revisados em reuniões com cliente e equipe de desenvolvimento da plataforma

A partir das telas aprovadas abaixo foi possível dar início ao desenvolvimento da plataforma e discutir sobre a interação da comunicação com os franqueados e processo de cadastro dessa primeira etapa.

Nova Home 2020

No lançamento da plataforma para franqueados, em Outubro de 2019, percebemos a necessidade de acrescentar um módulo introdutório na navegação e Home do site, que explicava e vendia com mais qualidade o conceito da Sellf. Esse módulo, em 2020, deixou de existir. Acabou gerando muitos transtornos aos usuários que queriam entender melhor do que se tratava a Sellf, muitas opiniões foram ouvidas. Daí veio a necessidade de trabalharmos uma nova Home para a plataforma.

Em 2020 a Sellf recebeu uma revisão de interação com os conteúdos da página inicial.

Comunicação para Franqueados e Anunciantes

Ao longo do período de desenvolvimento da plataforma, campanhas para anunciantes e franqueados foram desenvolvidas para reforçar o conceito da Sellf. Landingpages, E-mkts, Posts e Stories, várias mídias digitais atuando em sintonia, dentro da mesma identidade visual.

Landingpages promocionais.
Peças de relacionamento digital com franqueados.
Stories Instagram.

“Marcos Loureiro tem sido um grande parceiro da Sellf desde antes do seu nascimento. Hoje, seu trabalho está no DNA do nosso negócio. Criativo e atento às nossas necessidades é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Sellf.”

Ed, CEO Sellf.