Cliente
Roland.
História
A Roland Brasil migrou sua plataforma de e-commerce para a Rakuten, com a necessidade de torná-la única para as 4 marcas/sublojas: Roland, Aira, V-Moda e Boss.
Meu Papel
UX Researcher, UX/UI Designer, Interaction Designer.
Duração
2 meses.
Ferramentas
Desafios
- Customizar plataforma.
- Branding shop único.
- Continuidade ao site institucional.
- Corrigir erros básicos da plataforma anterior.
Análises realizadas
- Briefing com cliente em entrevista
- Visão
- Objetivos
- Benchmark
- Mapa do Site
- Wireframes
A Interface da loja exigia similiraridade com a identidade visual do site institucional, porém foram enviadas outras sugestões para comparar e propor melhorias mais significativas.
Levantamentos
Fundada em 1972, a Roland Corporation é uma empresa Japonesa líder mundial no mercado de instrumentos musicais eletrônicos, incluindo teclados e sintetizadores, produtos de guitarra, percussão eletrônica, equipamentos de gravação digital, música eletrônica, amplificadores e processadores de áudio. Com mais de 40 anos de inovação que continua transformando a música moderna, a Roland define o padrão em tecnologia musical para o mundo.
Ramo de atuação e produtos a serem vendidos
Instrumentos Musicais Eletrônicos.
Público alvo
Músicos e hobbistas avançados.
Em torno de 86% do Público que acessa o e-commerce são novos visitantes e a mesma pessoa que compra utiliza o produto, existiram poucos casos no qual o cliente informa que seria para outra pessoa. DJs de festa, produtores, entusiastas de música eletrônica.
Diferenciais dos produtos
Qualidade sonora e qualidade do hardware (resistente para a estrada). Legado da marca. Nós criamos alguns produtos que mudaram a forma de se fazer e se curtir música.
(Google for TR-808, TB-303, D-50, DS-1 Distortion Pedal)
Concorrentes
www.pioneerdj.com
www.native-instruments.com/en
www.beatsbydre.com
Vantagens em relação aos concorrentes
Marca global com reconhecimento mundial, que atua há muito tempo no Brasil. Oferece serviços de suporte e pós-venda muito bons.
O que se têm de melhor e pior em relação ao layout e navegação
A loja erra em dois pontos:
O momento do cadastro do cliente, na qual é um formulário muito feio e pouco atrativo para o cliente continuar.
E no momento em que o cliente fecha a compra, é basicamente outro fechamento de formulário, e caso o cliente tente editar os dados o site trava completamente.
Wireframes de alta fidelidade foram construídos como base para a customização da plataforma
Como já havia customizado uma série de outras lojas para a plataforma da Rakuten, construí um Wireframe Base como ponto de partida para um novo projeto. Metodologia ágil feita dentro do Sketch, otimizando o prazo de execução. Trata-se de um Grid visual do comportamento da ferramenta, que pode ser customizado com as particularidades do projeto ao passar pela equipe de desenvolvimento.
Protótipos revisados em reuniões com cliente e equipe de desenvolvimento da plataforma
No primeiro protótipo, foi realizado um espelhamento da identidade visual do site institucional da Roland, com o respiro lateral do Grid e as customizações básicas da ferramenta. Já na primeira apresentação houve uma abertura para discutirmos novas implementações e uma revisão do mapa do site, tanto da parte do cliente, como da equipe de desenvolvimento da Rakuten.