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Havanna Store
Loja virtual concebida com base no Branding institucional da marca, site oficial e presença digital.
access_time 4 min de leitura

Cliente
Havanna.

História
A Havanna S.A. ou Havanna, é uma empresa multinacional que produz e comercializa produtos alimentícios típicos da Argentina, mais conhecida por seus alfajores. Administra também um rede de cafés e quiosques de mais de 300 lojas em mais de 12 países do mundo nas Américas, Ásia e Europa.

A história da Havanna começou a ser escrita em 1939, quando o entusiasmo de dois jovens amigos e empreendedores falou mais alto, se expandiu e transformou-se em um dos maiores ícones da Argentina! Os Alfajores Santa Monica, como era comercializado no inicio de sua história, eram produzidos em uma pequena fábrica em Buenos Aires, tendo como um de seus principais clientes uma bomboniere de Mar Del Plata.

A Havanna percebeu a necessidade de migrar sua solução de Loja Virtual para a Rakuten para melhorar sua performance responsiva, com o intuito de transformar a experiência de compra e presença digital em algo convergente e único.

Meu desafio aqui foi atingir essas expectativas com o cliente, alinhando plataforma de e-commerce com as inúmeras possibilidades de gestão do conteúdo, dentro da estratégia de comunicação e vendas.

Problema
Transição da loja virtual Havanna para uma nova plataforma de e-commerce com a necessidade do redesign e aproximação da identidade visual com o site institucional.

Solução
Pesquisa de comportamento institucional digital e averiguação de similaridades a serem adotadas e convergidas em todas as peças on-line.

Resultado
Além da aprovação visual do projeto houve a economia em quase 60% do tempo de execução com as devidas adaptações à nova plataforma.

Meu Papel
UX Researcher, UX/UI Designer, Interaction Designer.

Duração
1 mês.

Ferramentas

Benchmarking realizado com os principais concorrentes de mercado.

Pesquisa

O Havanna surgiu em 1947, na cidade litorânea de Mar Del Plata, na Argentina, quando um grupo de amigos se uniu para fabricar o doce tradicional argentino, que é feito de massa, camadas de doce de leite coberto por chocolate ou merengue. Logo, a marca Havanna se tornou sinônimo de alfajor e símbolo de prazer, já que naquela época, os argentinos e turistas passavam férias no balneário compravam o doce para presentear amigos e familiares.

Diferencial da empresa.
Sinônimo de tradição argentina, cultura do Doce de Leite e alfajor, marca forte e com alto poder de gifting (presentear).

Ramo de atuação e produtos a serem vendidos
– Alfajor (caixa e solito)
– Havannet (caixa e solito)
– Pack Corazón e corazón solito
– Bombones
– Galettita
– Café moído e em grãos
– Barrita
– Barrita de cereal
– Caneca
– Pote de Doce de Leite

Já possui e-commerce?
Sim.

Público Alvo
Classe social A/B.

Idade média, classe social e grau de estudo
De 35 à 55 anos, classe social média/alta e superior completo.

Quem consome
A Havanna tem dois tipos de perfis: o cliente que compra para consumo e o cliente que compra para presentear.

Motivação
Pessoas que buscam um ambiente convidativo e aconchegante, uma experiência prazerosa, com produtos de alta qualidade. O cliente busca ícones e produtos alusivos a Argentina, um serviço atencioso e cordial, produtos com doce de leite, preços acessíveis, oferta de produtos nacionais e importados.

Concorrência
kopenhagen.com.br
www.starbucks.com.br
www.ofner.com.br
lojavirtual.cacaushow.com.br
lindt.com.br

Vantagem competitiva
Presença do Dulce de Leche nos produtos da linha, marca líder em Alfajores, acessibilidade no varejo de alimentos, origem argentina.

O que os concorrentes têm de melhor e pior em relação ao layout e navegação.
Compra com menos cliques, agilidade no site.

Biblioteca de Wireframes base, da plataforma Rakuten.

Wireframes de alta fidelidade foram construídos como base para a customização da plataforma

Como já havia customizado uma série de outras lojas para a plataforma da Rakuten, construí um Wireframe Base como ponto de partida para um novo projeto. Metodologia ágil feita dentro do Sketch, otimizando o prazo de execução. Trata-se de um Grid visual do comportamento da ferramenta, que pode ser customizado com as particularidades do projeto ao passar pela equipe de desenvolvimento. A Biblioteca de elementos também foi construída para aumentar a velocidade na entrega das telas.

Evolução da validação Home Havanna.

Protótipos revisados em reuniões com cliente e equipe de desenvolvimento da plataforma Rakuten

Como dito anteriormente, o processo de aprovação das telas tratou apenas de questões pontuais. Tínhamos um projeto muito bem definido em suas premissas, a expectativa de todos os envolvidos estava alinhada. O resultado da interface é de um design minimalista, com foco no produto e banners de campanha.


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